quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O poder da palavra

Palavra.

Quem dera todos soubessem o poder que essa palavra tem.

Palavra, que às vezes dizemos se pensar, em um momento de impulso e que pode marcar uma vida inteira.

Marcar tanto de forma negativa, como positiva; marcar tanto por ser verdadeira, espontânea, ou sendo uma palavra forçada, "manjada" e falsa.

Nós muitas vezes não sabemos os significados de certas palavras, como por exemplo: amor, fraternidade, união, solidariedade, ira, mágoa, falsidade, arrependimento, perdão, maturidade, etc. Poderia citar muitas e muitas palavras, até as quais nós nem imaginamos que exista.

Mas, muitas vezes, palavras não são expressas apenas pela ação de falar, podem ser expressas de diversas formas: gestos, olhares, risadas, diversas expressões.

Cabe a cada um interpretar o significado distinto de cada palavra, fazer sua análise, contextualizá-la e, enfim, entender seu significado.

Há um poder implícito à elas, que se formos parar para pensar, deveríamos estudá-las antes de mencioná-las. Deveríamos ser capacitados a expressar essas palavras, não poderíamos jogá-las ao vento como se não significassem nada.

Há uma magia por traz de cada "eu amo você" que é mencionado; há um poder ao se dizer "eu lhe perdoo"; há um belo significado por trás da expressão "me ajude, eu preciso de você".

Palavras, muitas vezes, elas somem, em um passe de mágica desaparecem, não sabemos o quê dizer, o quê expressar.

Talvez, seja por isso que há tanta mediocridade. Talvez, seja por isso, que há tanta falta de compaixão.

Mas, talvez, seja por esse poder da palavra, que haja tanto amor, tanta felicidade, tantos pontos de vista que podemos olhar para a vida.

Palavras surpreendem, até à mim mesmo, pois, nunca imaginei escrever um texto falando sobre o poder da palavra.

Palavras são muitas vezes fáceis de se pronunciar, mas difíceis para comrpeender seu real significado.

Por isso, pensar antes de falar, pode fazer maravilhas, pode fazer com que o poder implícito as palavras, seja aplicado da forma correta. Entenda como quiser a palavra "correta", espero que seu real significado seja compreendido.
Pois bem, à partir de hoje, pensarei muito mais antes de falar qualquer coisa, seja em um momento de impulso, ou em um momento de calmaria.

Espero falar o que precisa ser dito, o que é necessário que alguém ouça, e espero ouvir o que é necessário para minha pessoa, não importa de quem seja, mas, que essas palavras mostrem seu real significado, e que eu possa compreendê-los da forma certa.

Palavras, ditas por Deus, pais, irmãos, amigos, conhecidos, namorados (as), inimigos, loucos, normais, enfim, palavras ditas por todos, palavras expressas com cuidado, para exprimir seu real significado.


"Quem não conhece o valor das palavras não saberá conhecer os homens”.
Confúcio



Nenhum comentário:

Postar um comentário